As próteses penianas são dispositivos implantados cirurgicamente no pênis para permitir uma ereção artificialmente. Elas são indicadas para homens com disfunção erétil que não tiveram resultados com outros tratamentos e homens com doença de Peyronie (fibrose e deformidade peniana), que muita dificuldade para penetração.
Existem dois tipos de próteses: as próteses infláveis e as próteses semi-rígidas. As próteses infláveis são dispositivos hidráulicos compostos por dois cilindros inseridos no pênis, uma bomba implantada na bolsa escrotal e um reservatório de líquido colocado no abdômen. Quando o paciente quer ter uma ereção, ele aperta a bomba e o líquido é transferido para os cilindros, criando uma ereção artificial. Ao apertar a bomba novamente, o pênis volta para o estado flácido.
As próteses semi-rígidas, por outro lado, são hastes maleáveis implantadas no pênis, permitindo que ele seja dobrado para cima ou para baixo para atingir a ereção ou retornar ao estado flácido.
Uma das principais vantagens das próteses penianas é a sua capacidade de proporcionar uma ereção adequada em qualquer momento desejado. Isso permite que os homens recuperem a confiança e a satisfação sexual, melhorando sua qualidade de vida e relacionamentos.